16 fevereiro 2010

Carta à FEB, sobre o Terceiro Congresso

Acabei de enviar esta carta aí abaixo à Direção da FEB, Federação Espírita Brasileira, em nível de sugestão, acerca do Terceiro Congresso Espírita Brasileiro, que acontecerá em Brasília, no período de 16 a 18 de abril deste 2010, coincidindo com as homenagens ao centenário de Chico Xavier.

Eu sugiro para que não deixem a praga da falsa humildade ter influência na realização desse histórico evento, e que façam um evento bonito, atrativo e plasticamente bem mostrado, atendendo às necessidades da Divulgação da Doutrina, tão recomendada por Allan Kardec.

Sugiro que prestem bem atenção nessa citação, do próprio Allan Kardec, que eu coloquei em verde, no início da carta, citação essa que é tema do próximo e-mail que estarei mandando aos meus amigos, na campanha: "Chegou a hora de COMEÇAR a abrir a boca".

Bom, está aí a carta, para a sua apreciação.


----- Original Message -----

Sent: Tuesday, January 05, 2010 9:19 PM

Subject: SOBRE O TERCEIRO CONGRESSO ESPÍRITA

São Paulo, 5 de janeiro de 2010.

De: Alamar Régis

Para: Federação Espírita Brasileira

Referência: 3º Congresso Espírita Brasileiro

Att.: Nestor Masotti e Coordenação

“Pretender dar uma coisa a preços impossíveis, sem prejuízo, é ocultar especulação. Fazer ainda mais: dar de graça a título de excesso de zelo, a título de brinde, todos os elementos de uma doutrina sublime, é o cúmulo da hipocrisia. Espíritas, tomai cuidado!”

Allan Kardec

Prezados e queridos amigos:

Com muita alegria, envio-lhes esta carta, cuja cópia estou transmitindo, por e-mail, também, para toda a minha lista de leitores, segmento espírita, espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Quero falar-lhes, em nível de sugestão, referente ao 3º Congresso Espírita Brasileiro, que será realizado de 16 a 18 de abril próximo, aí em Brasília, cuja programação já está sendo divulgada.

A minha preocupação se dá em relação à produção do evento, em si, enquanto evento, que estará levando gente do Brasil inteiro e, embora, tudo indica, estará voltado mais para o público que já é espírita, recomendemos a nós mesmos que esse congresso tenha, além do indispensável conteúdo, uma plástica que possa ser bem mostrada, pela imprensa, para o mundo exterior, atendendo as necessidades da divulgação do Espiritismo, como uma mensagem alegre, bonita e “de bem com a vida”, passando a nossa doutrina ser vista, pelo grande público, como algo bem agradável e interessante.

Eu sei que os mais conservadores e detentores das mentes mais estreitas vão dizer que nada disto importa e que o relevante será apenas o conteúdo doutrinário. Mas não podemos e nem devemos ignorar a realidade de visão do que chamamos de grande público, que, em vários momentos, veio ao espiritismo pela embalagem apresentada e terminou ficando pelo conteúdo verificado na sua essência.

Tive muita experiência disto, quando lancei a revista Visão Espírita, de visual atraente, em todas as bancas de revistas do Brasil.

Já fiquei bastante entusiasmado, agora, quando vi a cobrança de taxas de inscrições, em valores justos e nas proporções de um evento dessa envergadura, seguindo os exemplos vitoriosos obtidos pelos grandes eventos espíritas realizados no Nordeste do País, tendo iniciado, audaciosamente, pela Bahia.

Isto já demonstra uma nova visão que contrasta com a lamentável interpretação equivocada do “Daí de graça, o que de graça recebestes”, ainda muito utilizada em grande parte do movimento espírita, que tanto prejuízo causa ao desenvolvimento da nossa doutrina.

É bom que todos tenham consciência de que as maravilhosas instalações do Centro de Convenções Ulysses Guimarães não serão cedidas de graça para a FEB e nem a indispensável infra –estrutura, que será montada para um evento desse porte, será conseguida a custo zero.

Que a falsa humildade não tenha espaço nesse evento, em hipótese alguma.

Que vocês não deixem repetir, aí em Brasília, a horrorosa visão dos que planejaram o evento comemorativo aos 150 anos de “O Livro dos Espíritos”, aqui em São Paulo, que foi um dos eventos mais tristes, sem graça, sem sal, sem luz, sem brilho e verdadeira expressão de mau gosto já feita no grande Centro de Convenções Imigrantes, onde se via mais de 15 mil pessoas morrendo de sede, porque nem água existia para beber, gente morrendo de fome, porque a visão estreita achou que um simples quiosque vendendo coca-cola quente e alguns sanduíches era suficiente para alimentar aquela extensa multidão, que se formava numa fila gigantesca para comprar fichas na mão de uma pessoa, que guardava o dinheiro em uma caixa de papelão.

São Paulo não merecia aquilo e nem o Espiritismo merecia ser tão maltratado, por tanta indiferença e tanto mau gosto, produto da humildade mal entendida.

Que o 3º Congresso Espírita Brasileiro seja um marco, na realização de eventos espíritas, na história do Brasil, pra ver se as lideranças espíritas de todos os estados acordem para um melhor trato para com a nossa doutrina.

Sugiro que dêem um jeito para levar grandes artistas, espíritas, a participarem do evento, não apenas como assistentes, mas também subindo aos palcos para mostrarem pelo menos um pouco das suas artes.

Não existe qualquer contradição doutrinária em colocá-los nos eventos espíritas, e eles estão dispostos a isto, tenho certeza, porque também são espíritas e querem a divulgação da nossa doutrina.

Contatem o Ivan Lins, que é uma pessoa maravilhosa e um dos nomes de ouro da música brasileira, respeitado no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos.

Os nossos grandes expositores são celebridades para nós, espíritas, mas para o público celebridades são os artistas.

Em 1999 sugeri a colocação de artistas em eventos espíritas, fui atendido e o sucesso, por conta da participação deles, com acréscimo à excelência do conteúdo espírita, foi notado pelo Congresso Espírita do Rio Grande do Norte; pelo ENCOLUZ, de Salvador e pelo Seminário pela Divulgação da Doutrina Espírita, realizada em Porto Alegre, feito pela FERGS, quando tivemos ao nosso lado o meu e nosso querido amigo ator Paulo Figueiredo.

O nosso outro amigo, Carlos Vereza, é outro que sempre está disposto a contribuir para a divulgação da doutrina e é, simplesmente, emocionante quando abre a boca num palco de evento espírita, sendo muito mais do que um ator da Globo.

Nando Cordel é outro, que nem se fala.

E, não vamos muito longe, mas, por que não falar no maior artista brasileiro, o Roberto Carlos, que tem verdadeiro carinho pelo Espiritismo, principalmente quando se fala em homenagem ao centenário de Chico Xavier?

A presença desses artistas, sem sombra de dúvidas, vai atrair toda a imprensa que, certamente falará no congresso e despertará a atenção de muita gente.

Posso lhes garantir que a maioria deles irá a custo zero, dispensando cachê e, caso algum cobre, podem ter certeza, também, que será em valores simbólicos.

Vai ser muito lamentável se a nossa TV CEI não puder transmitir esse evento, integralmente, AO VIVO, para todo o Brasil, via satélite, para permitir que milhares ou talvez milhões de pessoas o acompanhem.

Se até lá os espíritas não deixarem de ser miseráveis, em condições de presenteá-la com um uplink próprio, dando-lhe condições de passar a transmitir a sua programação, inclusive ao vivo, a partir da sua sede, em Brasília, que, pelo menos, dêem um jeito de alugarem um uplink móvel, que eles instalarão e farão isto ser realidade, pelo menos no evento.

Imploro para que vocês não se deixem pressionar e muito menos se intimidar pelas perturbadas línguas de muitos espíritas que, certamente, não quererão que estas coisas aconteçam, já que em suas cabeças, espiritismo tem que ser mostrado como se fôssemos pessoas que fazem apologias ao masoquismo, ao sofrimento, ao comodismo, à frieza, à indiferença e ao mau gosto.

Que não ocorra com vocês, o que ocorreu com a nossa respeitável USE, União das Sociedades Espíritas de São Paulo que, intimidada pela língua de espíritas perturbados, nunca mais repetiu um dos mais extraordinários eventos espíritas, já realizados em São Paulo, que foi o ENCOESP.

Volto a sugerir a esse congresso o que sugeri para a USE, em 2000, que é um nome que revolucionou e encantou os participantes do ENCOESP, fazendo muita gente chorar de emoção, que é o nome do Padre José Linhares Ponte, isto mesmo, um padre falando em evento espírita, em absoluta coerência com os nossos postulados.

O meu querido amigo Padre Zé não é um padre qualquer, é simplesmente um homem possuidor de 8 cursos superiores, poliglota de 9 idiomas, 3 doutorados, humildade autêntica, Presidente Mundial da Associação das Santas Casas de Misericórdia, com sede em Veneza, na Itália, o padre brasileiro que é mais convidado a fazer palestras nas maiores universidades do mundo, educador de marca maior, é deputado federal pelo Ceará (tenho certeza que receberá vocês com todo carinho em seu gabinete, aí em Brasília), é membro da luta nacional contra o aborto e, para completar, o velho baixinho é palestrante de centro espírita. (foto a esquerda)

A sua presença nesse congresso, certamente será algo que chamará, também, a atenção da imprensa, em nível nacional e talvez internacional.

Podem ter certeza de que não haverá qualquer comprometimento, no que diz respeito a conteúdo, muito pelo contrário.

Se puderem levar, também, Dom Aldo di Cillo Pagotto, Arcebispo de João Pessoa, PB, (foto a direita) um homem digno, que também é palestrante de centro espírita, vocês verão o que ele vai falar sobre a sua experiência diante de Chico Xavier e o que ele falará sobre a obra “Paulo e Estêvão” e outras obras espíritas. Nem que seja alguma coisa gravada em vídeo, com ele, mas não deixem de ter esse homem numa festa dessa.

Não estou propondo transformarem o congresso em espetáculo, estou é convidando para que vocês não deixem de levar em consideração, também, o aspecto show que todo e qualquer evento, no mundo, deve ter, partindo do princípio que estará sendo mostrado para humanos, encarnados, obviamente em mundo material, que gostam também de ver, além de sentir.

Tenho certeza de que o bom gosto no nosso 3º Congresso será algo que vai trazer agradabilíssimas conseqüências e a divulgação da doutrina agradece. Tenho certeza, também, que Allan Kardec, se estivesse encarnado hoje, e se fosse ouvido, indubitavelmente concordaria com estas idéias, porque ele mesmo, ao ser indagado, certa vez, o que faria se ganhasse um milhão de francos, respondeu que investiria tudo na divulgação da doutrina, em ampla campanha publicitária. (Vide Obras Póstumas).

Por uma nova visão espírita, que já está sendo implantada, a partir do momento que o nosso querido Nestor Masotti chegou à Presidência da FEB e que também ocupa o cargo de Secretário Geral do Conselho Espírita Internacional, tendo dado “cara nova” às capas dos livros e aos seus visuais gráficos, editados pela FEB, que hoje estão presentes nas grandes livrarias dos grandes shopping centers, e não apenas nas acanhadas prateleiras das “humildes” livrarias dos centros espíritas.

Lembrem: A venda dos livros da FEB hoje, fora do meio espírita, já ultrapassou a venda nos centros.

Debater a relação entre os espíritas

Pelo que vi, todo evento ocorrerá num auditório só, o principal, e o seu conteúdo será transmitido, por telão, para os outros espaços.

Será que não seria interessante abrir espaços, no evento, para debater assuntos tipo:

· Relação humana entre os espíritas

· Analisando a pratica do espiritismo pelo movimento espírita

Acho que é oportuno, interessante e relevante. Tem muita gente boa, em nosso movimento, em condições de conduzir isto.

A Política sob a ótica espírita

Em ano de eleição, ainda mais agora, quando convivemos com problemas seríssimos no campo da moralidade na política, em nosso país, creio ser oportuno que abramos espaço, em alguma sala, para falar sobre isto.

Sugestão final

Não limitem a programação apenas para os horários do evento no centro de convenções, programem, também, opções "bem boladas" para essas milhares de pessoas no horários, depois das atividades do evento, principalmente no período noturno da sexta-feira, dia 16 e do sábado, dia 17, já que, quando as pessoas, quando viajam para esses eventos, salvo as mais idosas, não gostariam de ficar em hotéis, sem fazer nada e, muito pelo contrário, sempre se dispõem a algum laser, encontros, confraternizações. Já fizemos isto em vários eventos e os resultados foram os melhores.

Não deixem que a falsa humildade e a seriedade de fachada, tão praticadas no meio espírita, tenham qualquer influência nesse evento, amigos.

Forte abraço.

Alamar Régis

Nenhum comentário: