02 julho 2009

Está no ar a TV CEI via satélite

Com muita alegria, quero anunciar o lançamento oficial da TV CEI, via satélite, para todo o Brasil, funcionando 24 horas no ar, a partir de 19 de junho deste 2009. Ela já estava no ar, em fase de testes, desde o mês de maio passado, mas em ajustes para que, quando apresentada ao público, pudesse ser recebida com todo carinho com a melhor qualidade possível.

Vou dar todas explicações de como funciona e como você fará para assistir esta nova televisão em sua casa, mas, antes, tenho algumas considerações a fazer.

Eu tenho vários motivos e alegria especial para anunciar esta televisão:

A primeira delas é que está se realizando um ideal meu, pelo comprometimento assumido com a divulgação audaciosa da doutrina espírita, coisa que todo mundo sabe, enfrentando obstáculos de toda ordem, incompreensões e até barreiras colocadas de onde menos se esperaria. Sempre divulguei toda iniciativa de divulgação do Espiritismo, porque, por ser um divulgador que se garante, nunca me deixei envolver pelo ciúme, pela inveja ou por qualquer sentimento de ver iniciativas espíritas como se fosse concorrência.

A segunda razão, muito especial, é pelo fato da TV CEI ter nascido de pessoas que trabalharam comigo, que começaram a fazer televisão comigo, em Salvador, naquele laboratório extraordinário chamado "Espiritismo via satélite". Portanto, a TV CEI é uma filha do Espiritismo via satélite, com muita honra.

A terceira razão, também especial, é ver que mentes tradicionais do movimento espírita, pessoas sem dúvida alguma respeitáveis e dignas, passaram a finalmente entender a importância da divulgação da doutrina por este fantástico instrumento de comunicação, que é a televisão, incomparavelmente mais eficiente que aqueles jornaizinhos de 8 ou 16 páginas, muito utilizados pelo nosso movimento.

- "Mas, Alamar, tudo tem seu tempo".

Não creio que deva ser assim, creio que a gente deve fazer o tempo. "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", já dizia o Vandré.

A partir de 16 de dezembro de 1990 eu resolvi fazer acontecer um programa de televisão espírita, via satélite, para todo o país, com uma alegria e um prazer tão gigantesco que não me intimidava nem diante dos desincentivos daqueles que apostavam que eu não faria nunca.

Valeu a pena. "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura", já diz um tradicional ditado popular.

Mas há outro ditado que diz também "antes tarde do que nunca".

O momento é agora, o empreendimento está aí e temos todos que comemorar, estender as mãos aos nossos queridos amigos do Conselho Espírita Internacional, principalmente agora, quando um destemperado e perturbado ameaça o mundo com armas nucleares, lá na Coréia do Norte, torna-se fundamental o fortalecimento do CEI, Conselho Espírita Internacional, para que o Espiritismo chegue com toda força a todos os continentes, como uma proposta de transformação moral da Terra.

A TV CEI é comandada por artista

Este detalhe eu preciso falar para todo mundo.

Certa ocasião perguntaram ao Chico Xavier:

- "Chico, quantos diretores deve ter uma instituição espírita?"

O sábio velho mineiro afirmou:

- "No máximo três".

- "Mas... por que só três, Chico?"

- "Porque geralmente um está de férias ou viajando, um outro está doente, o que está em atividade decide e as coisas acontecem".

É verdade, o Chico tinha razão.

O Conselho Espírita Internacional, apesar de ser uma instituição que traz o pomposo nome INTERNACIONAL, é uma instituição que, GRAÇAS A DEUS, não tem muita gente para dar palpite, não é uma instituição espírita onde trafega grandes recursos financeiros, para ter muita gente correndo atrás de cargos de diretoria, não está contaminada por disputas por cargos e por ciumeiras, o que é bastante significativo para que as coisas acontecem do jeito que estão acontecendo agora. É por isto que a TV CEI se tornou realidade.

O cargo maior não leva nem o título de Presidente, para não ser cobiçado demais. O seu Secretário Geral é o ilustre espírita Nestor Masotti, com uma visão ampla, um homem de dignidade inquestionável, respeitado pelos espíritas que compõem o Conselho nos diversos países onde existem representações espíritas.

Um dos grandes acertos do Nestor, foi manter à frente da TV CEI, agora televisão de verdade, via satélite, o mesmo trabalhador espírita que criou a TV CEI, como apenas Web Tv, que é o peruano Luis Hu Rivas, (foto ao lado) um verdadeiro e autêntico artista, ele que encantou o Brasil com a beleza de design da pioneira revista "Visão Espírita", aquela que eu criei em Salvador para revolucionar e fazer acordar a imprensa espírita brasileira.

Ultimamente eu tenho conversado muito com o Luis, porque tenho dado uma certa contribuição no sentido técnico, posto que este é um assunto que eu conheço demais, e, semana passada, o chamei porque teria um alerta muito interessante a dar a ele.

Vou publicar aqui, na íntegra, o alerta que eu dei, para que o Brasil inteiro, bem como os amigos espíritas do exterior, tomem conhecimento:

- "Luis. A TV CEI hoje é uma realidade, já está no satélite, daqui há pouco o Brasil inteiro vai tomar conhecimento, ela vai ser sucesso, pela sua competência e pela programação que será feita, com base no seu talento artístico, vai se transformar num forte veículo de comunicação, sem dúvida alguma.

Geralmente tudo o que se transforma em sucesso, atrai a atenção de muita gente, bastante esperta, que quer se aproveitar da situação. Geralmente são pessoas que, enquanto o projeto estava sendo construído, nunca se apresentaram para ajudar coisa alguma, mas depois de pronto, todo mundo quer estar próximo.

Não duvide se, em algum momento, começar a aparecer idéias da colocação de um determinado "espírita experiente", daqueles que tem 40 anos de doutrina, para estar à frente da televisão, certamente para dar ordens a você, que foi quem construiu tudo.

Não abra mão, amigo!!! Não se deixe envolver por humildade mal interpretada, porque a divulgação do espiritismo com arte e boa qualidade não pode ser comprometida pela insensatez e pelos supostos arautos da pureza doutrinária. É preciso que todos saibam que você também conhece muito bem a doutrina e sabe o que deve e o que não deve colocar ao ar. Leve em frente o seu projeto e esteja sempre sintonizado com os Espíritos do Bem, porque eles, sim, serão os melhores orientadores.

Eu sei muito bem porque estou a lhe dizer isto."

De fato, eu sei porque disse isto ao Luis Hu Rivas.

Nestor Masotti acertou, em cheio, em confiar este projeto a este jovem peruano e pedimos a Deus para que ele não se deixe envolver por nenhuma sugestão infeliz de colocar o famoso "experiente" lá, em substituição ao talento e a arte.

A TV CEI está linda, gente!

Posso garantir que não se trata de uma tv espírita sem sal, sem tempero e com cara de desbotado, trata-se de uma TV feita por gente alegre, com excelente equipe de produção, programas maravilhosos e de muito bom gosto. Tem uma equipe jovem lá, a todo vapor, com todo gás, cenários bonitos, apresentadores bonitos... você precisa ver. Ninguém vai me dizer, com certeza, que só assiste por caridade, porque vale a pena mesmo.

Parabéns a toda a produção da TV CEI. Valeu a pena a fase de testes, pra ficar tudo ajustadinho, para que todos possam recebê-la em alta qualidade.

Algumas considerações

Conforme tenho colocado, repetidas vezes, em meus escritos, grande parte do movimento espírita ainda tem uma leitura absolutamente equivocada do que seja realmente a Humildade e, por conta disto, tem cometido falhas lamentáveis.

Até o surgimento da revista "Visão Espírita", em 1998, a imprensa espírita se resumia em pequenos jornalecos, de 8 a 16 páginas, impressos em preto e branco, geralmente no papel de pior qualidade que existia na indústria gráfica, em pequenas tiragens (raramente passavam de 2.000 exemplares) e, invariavelmente, mandados para as mesmas pessoas, ou seja, leitores dentro do próprio movimento espírita.

A exceção era o "Jornal Espírita", da Federação Espírita do Estado de São Paulo, também em preto e branco, mas que era disponibilizado nas bancas, voltado para o grande público. O detalhe é que esse jornal era feito por apenas duas pessoas, os notáveis jornalistas Altamirando Carneiro e o João Gianinni Pascale, que sempre trabalharam em espaços físicos mais ou menos do tamanho de um quarto de empregada de apartamento (só pra você ter uma idéia). Em 1998 os competentes jornalistas ainda trabalhavam com máquinas de escrever, porque a divulgação da doutrina não era prioridade para ninguém, a ponto de merecer, pelo menos, um computador. Isto, no Estado mais rico do Brasil, imagine nos outros.

A "Visão Espírita" veio sacudir isto, veio tocar nos brios dos espíritas tradicionais, se fazendo presente em todas as bancas de revistas do país, impressa na Editora Abril, com a mesma qualidade das grandes revistas dispostas ao grande público, como a VEJA, a ISTO É, a Contigo e todas as que você vê nas bancas.

O notável Paulo Daltro, da "Revista Espírita" de Goiânia, falou-me:

- "Alamar. Com a Visão Espírita você obrigou-me a investir em tecnologia, para que a nossa revista pudesse acompanhar esta nova era que você inicia na imprensa espírita brasileira. É um investimento pesado, mas vale a pena".

Aparecido Belvedére, também notável, da histórica "Revista Internacional de Espiritismo", de Matão, aquela que foi fundada pelo inesquecível Cairbar Schutel, também disse algo semelhante:

- "A Visão Espírita fez com que a editora Clarim investisse em equipamentos de impressão, sem que estivesse, ainda, preparada para isto. Não podemos deixar de acompanhar este momento da imprensa espírita".

De repente surge, em São Paulo, o jovem Vítor Rebelo, inspirado na "Visão Espírita" e lança a "Revista Cristã de Espiritismo", também impressa em qualidade das grandes revistas, disponibilizando-a também nas bancas.

Pronto. Os jornaizinhos pretos e brancos continuam a existir, enviados em pequenas tiragens para as mesmas pessoas, mas, em compensação a imprensa espírita existe, também, em grande qualidade, voltada para o grande público, atendendo ao que Kardec nos recomenda em "Obras Póstumas".

A TV CEI é mais uma revolução espírita na televisão

Queiram ou não alguns, a primeira revolução foi o "Espiritismo via Satélite", lançado audaciosamente por um "maluco" e "obsediado", a partir de Belém do Pará; a segunda foi a colocação da primeira televisão espírita via satélite 24 horas, do mundo, a Rede Visão, colocada por este mesmo "maluco", a partir de São Paulo, em 11 de novembro de 2004. Depois surgiu a "TV Mundo Maior", das Casas André Luiz, fazendo uma televisão com boa proposta, mas dentro das conveniências de alguns diretores da instituição. Agora vem a TV CEI, com arte e qualidade, para dar continuidade a este processo.

Creio que a iniciativa de divulgação do Espiritismo pela televisão via satélite não vai parar por aí.

Da mesma forma que a cada momento estão aparecendo mais igrejas protestantes a se mostrarem via satélite, por televisão digital, fazendo o índice de "evangélicos" crescer cada vez mais no país, certamente, assim como a Visão Espírita fez surgir novas revistas espíritas, a TV CEI também vai incentivar o surgimento de novas televisões espíritas.

Eu mesmo não desisto da idéia de fazer voltar a Rede Visão, via satélite; não por questão de orgulho, mas pelo fato de considerar importante levar ao público um estilo diferente de falar sobre Espiritismo, já que muita gente, mas muita gente mesmo, gosta deste estilo, que foge daquele muito tradicional e conservador. Continuarei a trabalhar neste ideal, embora de mãos dadas, dando o maior apoio, com todo carinho, pela TV do Conselho Espírita Internacional, onde também tenho um espaço, cedido carinhosamente pelo querido Luis Hu Rivas.

inal de cont, Alamar, como é que eu faço para assistir esta televisão?

Como assistir a TV CEI

Tenha paciência, que eu vou ter que explicar tudo detalhadinho.

Ela começou como WebTV, continua sendo WebTV mas agora é, também, muito mais do que isto: É uma televisão digital via satélite, para ser vista através de antena parabólica, no seu televisor, sentado confortavelmente na poltrona da sua casa, em tela grande.

Não confundir com HDTV, porque não é ainda (vai chegar lá, com fé em Deus), mas é televisão digital, com qualidade de DVD, bem melhor que a televisão convencional.

Começo orientando que você não vai conseguir vê-la com aquele receptor de satélite convencional que você e alguns milhões de pessoas tem, no Brasil, ligados naquela antena parabólica grande, que pega os canais mais conhecidos pelo satélite da Embratel. Ela é uma TV digital e para isto precisa de um receptor de satélite digital.

Existem várias maneiras de você assisti-la e proporcionar que os outros assistam:

1) Você comprando seu kit de recepção

Esta é a opção para você ter em sua casa.

Este kit de recepção consta de um receptor de satélite digital, uma antena parabólica pequena, igual aquelas usadas pelos assinantes da SKY, que dá para pendurar até na sua janela.

A antena é como esta da foto aí ao lado.

Você compra este kit e instala em sua casa. É novidade, sim, mas não é nada tão complicado. Eu vou ensinar aos meus amigos como é que se instala um equipamento deste. A qualidade de imagem é uma beleza.

2) Proporcionando aos moradores de um edifício assistirem

O compromisso que o Alamar tem de divulgar a doutrina espírita em larga escala é o mesmo que todo espírita, consciente, deve ter.

Posto isto, tenho certeza de que você, que mora em um edifício onde existem dezenas e, talvez, até centenas de apartamentos, deva ter o interesse para que todos os moradores do prédio possam ter a TV CEI para assistir, como opção, não é verdade?

Não importa se tem crentes, católicos ou ateus morando no prédio. Muitos vão ver "por acaso" e terminarão percebendo a excelência do Espiritismo. Foi assim com o Espiritismo via satélite.

Então já vou explicando aqui como é que se faz isto.

Em princípio você poderia comprar um receptor deste, só para o seu apartamento, investimento que faria por causa da TV CEI. Mas, já que não é egoísta e quer ver todo mundo podendo ver o Espiritismo, vai usar este receptor para todo mundo assistir.

Mas, como Alamar?

A coisa funciona assim:

A maioria dos edifícios normalmente possui um sistema distribuidor de canais, que geralmente fica na sala dos motores dos seus elevadores. A partir desse local, desce um cabo, que passa por todos os cômodos dos apartamentos, permitindo as pessoas o ligarem na entrada de antena dos televisores. Muita gente tem televisor na sala, nos quartos e até na cozinha.

Existe um aparelhinho que se chama MODULADOR DE CANAL, que custa pouco mais de 200 reais.

Esse sistema, que existe nos prédios, consta de um conjunto desses aparelhos moduladores.

Por exemplo: Se o prédio quiser ter a Rede Globo, Bandeirantes, SBT, Record, MTV e TV Cultura, está querendo ter, então, 6 canais no cabo comum. Então precisará ter 6 moduladores lá em cima. O prédio pode ter, também, mais um modulador, para ter a imagem da câmera que fica na sua entrada, lá em baixo, para que os moradores possam ver, na televisão, quem é que está chegando.

Cada modulador permite, ao prédio, dar o número de canal que quiser, para cada um. Por exemplo: A Globo será canal 1, SBT canal 2, Record canal 3 e assim sucessivamente.

A estes moduladores o pessoal liga antenas externas do prédio, quando a qualidade das televisões locais são boas e quando elas existem na cidade, ou pegam os canais a partir do satélite da EMBRATEL, a partir da parabólica, das grandes, lá de cima e, para cada canal, precisará ter um receptor de satélite analógico sintonizado nele.

É exatamente isto que você vai fazer para que todo mundo veja a TV CEI.

Faz de conta que no seu prédio tenha 60 apartamentos, mas você, que é espírita, sabe que tem mais 5 moradores, que também são espíritas.

O que eu sugiro é fazer uma vaquinha, para que estes cinco banquem a compra do equipamento necessário, para instalar a TV CEI por todo o prédio. Se você tiver uma boa folga financeira e quiser bancar sozinho, não tem problema nenhum.

Os equipamentos são os seguintes:

  • Uma antena parabólica de 60 centímetros, que será instalada no alto do prédio.

  • Um receptor de satélite digital, que será colocado na sala dos elevadores, junto ao sistema de distribuição de canais.

  • Um modulador de canais.

Não é preciso ter antena grande lá. Se tiver, deixe lá, mas se não tiver, não fará falta.

Como instalar isto.

Instale a antena, que eu explico como se faz isto, em meu site de tecnologia que é o www.site707.com.

Ligue a antena ao receptor, depois a saída de imagem e som do receptor no modulador, dê um número de canal qualquer neste modulador e o cabo dele será ligado no cabo geral do prédio, e pronto.

Todo mundo vai assistir a TV CEI, no seu prédio.

Estamos providenciando receptores para os amigos

Montamos uma estrutura para fornecer os equipamentos necessários, para os nossos amigos. Quanto mais gente tiver receptores de satélite digital e antenas, fica melhor. Conforme foi dito, você precisará de um receptor de satélite digital e uma antena completa. Se tiver interesse, basta entrar em nosso site de tecnologia, que é o www.site707.com e fazer o pedido por lá. Enviamos o kit completo, com receptor de satélite de qualidade, testado, com garantia e já sintonizado na TV CEI, para que você, sem experiência nesse tipo de equipamento, não tenha esse trabalho em fazer a sintonia. Mandaremos, também, um passo-a-passo de como instalar.

É importante que todos saibam que estamos vendendo os equipamentos ao preço de São Paulo, já que esta tecnologia, normalmente, não existe ainda nem nas lojas de eletrônicas das demais capitais, quanto mais nas cidades de interior. Você encontra muito é receptor analógico, mas digital não.

Cuidado com os gatos por lebre

Conforme todos sabemos, o brasileiro adora procurar pelo baratinho. Nesta área de receptores de satélites existe, também, o baratinho, como todo equipamento eletrônico. O problema é saber se funciona. Já sabemos de alguns amigos que, precipitadamente, adquiriram equipamentos baratinhos, sem qualquer orientação técnica e, apesar de novos, não pegam a TV CEI, que é de banda KU, já que o equipamento trabalha apenas com freqüências baixas. Estão tendo dores de cabeça, nos mandam e-mails, pedem orientações mas, infelizmente, não temos como orientar o que já começou errado.

Parabéns, TV CEI

Parabéns, Nestor Masotti

Parabéns, Luis Hu Rivas

Parabéns, toda equipe de produção

Parabéns, diretores que deram apoio

Tenha certeza de que muitos abortos serão evitados, por muita gente que assistirá "por acaso", a TV CEI. Muitos suicídios serão evitados, muitas angústias serão aliviadas, muitas lágrimas serão enxugadas.

Com muita alegria,

Abração, Gente!

Alamar Régis Carvalho

alamar@redevisao.net

www.redevisao.net
www.site707.com

Nenhum comentário: