11 fevereiro 2009

Outra bobagem escrita contra o Espiritismo

Mais um que escreveu bobagens, contra o Espiritismo. Desta vez foi o Roberto Frias, colunista do "Todo Canal", que é um dos mais visitados sites de televisão, que trás sempre as informações mais atualizadas sobre TV. Desta vez ele veio dizer que a Rede Globo faz apologia ao Espiritismo, em desrespeito às demais religiões.

Já que eu sou adepto da frase "quem escreve o que quer, ouve o que não quer", que é derivada do "quem diz o que quer, ouve o que não quer", soltei o verbo.

A matéria dele está abaixo e a minha carta, a ele, segue aí.

Abração.

Alamar


De: Alamar Régis Carvalho

Para: Roberto Frias – todocanal@gmail.com

Referência: As emissoras e a expressão religiosa


Prezado Roberto:

Freqüentador que sou do site, http://audienciadatv.wordpress.com, por se tratar de um assunto que gosto, que é televisão, tive oportunidade de ler a matéria que você escreveu hoje e fiquei impressionado ao ver uma pessoa escrever num espaço reservado a falar sobre televisão parecer não enxergar o que existe, de fato, na televisão brasileira, ou, talvez, fazer questão de ser leviano.

Desculpe, mas a sua matéria é um festival de bobagem, inconseqüência, parcialidade absoluta e de uma incoerência sem tamanho.

Você tece pesada crítica em cima da Rede Globo, sob alegação de que ela faz propaganda e até doutrinação do Espiritismo, e ainda comete o desplante de afirmar que ela está faltando com respeito às demais religiões, sobretudo aos “cristãos”.

Você escreve como religioso partidário, quando afirma mais esta bobagem, em sua matéria: O espiritismo é uma doutrina que prega a reencarnação e não a ressurreição, estando assim desrespeitando a religião da grande maioria dos Brasileiros, o Cristianismo, católicos ou protestantes”.

Eu nem vou tomar espaço aqui para comentar essa sua colocação, para a matéria não ficar grande demais, mas que é bobagem, é.

Ora, isso aí é uma opinião pessoal sua, o que não quer dizer que corresponda com a verdade. É a sua crença, que não deveria ser colocada numa matéria, onde se esperava que um jornalista ou um especialista em comunicação escrevesse, de forma imparcial, em tão importante site, e não como um religioso partidário, como você foi.

Qual é a religião tradicional, principalmente entre as que se dizem cristãs, que tem moral para falar em “respeito” para com a sociedade? Será que você é tão desinformado assim, que não sabe das atrocidades que as religiões tradicionais, inclusive a que você, sutilmente, defende, já promoveram em relação à criatura humana? Será que você nunca ouviu falar em inquisição, em santo ofício, em assassinato de pessoas vivas, queimadas em fogueiras?

Mas vamos falar de televisão, já que a coluna que lhe deu espaço para escrever é uma coluna de televisão.

Será que você não sabe que a mesma Rede Globo que você critica neste momento, como fazendo apologia ao Espiritismo, transmite a missa (ritual católico e doutrinação católica), todos os domingos, desde a sua fundação, em 1965?

Será que você não consegue ver, todos os anos, a mesma Rede Globo, mostrar reportagens enormes, em seus mais importantes programas, sobre as festas de Aparecida, o Círio de Nazaré, festa de Corpus Cristi e inúmeras outras manifestações católicas?

Será que você não consegue ver a mesma Rede Globo mostrar, em quase todos os finais de novelas, casamentos serem realizados em igrejas católicas, conforme o modelo católico, celebradas por padres? Ela poderia mostrar casamentos feitos somente no civil, não é?

Inúmeras novelas tiveram personagens padres, orientando pessoas conforme o modelo católico. Você nunca viu?

Será que você não sabe que, durante muitos anos, o Dom Eugênio Salles, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, exerceu fortíssima influência em cima do Dr. Roberto Marinho e dos veículos Globo, determinando, inclusive, que não fosse levado ao ar determinadas programações que falassem sobre Espiritismo, no que era atendido, influência esta que só acabou depois que surgiu a Dona Lily, na vida do Roberto Marinho?

Será que você não vê o embalo que todo o sistema Globo dá ao Padre Marcelo Rossi?

Como é que vem falar uma bobagem desta, Roberto Frias?

Mas vamos em frente, conversando ainda sobre televisão, já que você está muito mal informado sobre o assunto:

A Rede Cultura de Televisão, emissoras mantidas com dinheiro público, concessão pública, passa missas o tempo todo e não dá qualquer espaço a outras expressões religiosas, o que é algo ILEGAL em um país Laico. Os espíritas, por terem segurança na solidez da sua doutrina, não reclamam disto.

Vá, algum espírita, tentar algum espaço lá, pra ver se consegue.

A Rede Record de Televisão, que também é uma concessão pública, faz propaganda exclusiva da Igreja Universal e também, se aproveita, para agredir a igreja católica, em todos os momentos que pode. Basta aparecer uma noticiazinha de padre pedófilo, por exemplo, para ela fazer estardalhaço em seu jornalismo. Falar nisto, você sabia que existem muitos padres pedófilos, Roberto?

Mas sim, que desrespeito é esse que você diz que a Rede Globo tem em relação ao “santificado” público “cristão”?

Vamos em frente:

Você já ouviu falar em Rede Vida de Televisão? Pois é, amigão, existe e é concessão pública também. Tem mais de 500 emissoras retransmissoras de TV, passam missas todos os dias, em diversos horários, e os espíritas não reclamam. Não permitem que espírita nenhum tenha programa lá, bem como ninguém de outra confissão religiosa.

Você conhece a Rede Canção Nova, do padre Jonas Abib? Tem idéia de quantas retransmissoras ela tem em todo o Brasil e em quantos satélites ela transmite, com autorização pública, da ANATEL, que, legalmente, não permite partidarismo religioso? Se quiser saber mais, amigão, eu lhe informo tudo sobre ela, inclusive quantos milhões ela fatura.

Você sabia que existem 7 redes de televisão católicas, via satélite, no Brasil?

Já que não sabe (ou finge que não sabe) vou lhe dizer: Rede Vida, Canção Nova, Rede Aparecida, Rede Século XXI, Rede Nazaré, Rede Horizonte e Rede Imaculada Conceição todas elas com retransmissoras no Brasil, algumas delas com mais de uma televisão geradora e ganhando novas concessões, todos os dias, pela benevolência do governo federal.

E você ainda vem dizer que o Espiritismo é privilegiado e que desrespeita o povo “cristão”, só porque a Globo, de vez em quando, fala sobre idéias espíritas?

Você tem idéia de quantas redes de televisão protestantes, via satélite, existem em nosso país? Todas elas utilizando-se de concessões públicas e autorização da ANATEL (algumas não têm nem autorização).

A Rede Bandeirantes dedica o seu horário nobre, DIARIAMENTE, a doutrinar conforme a cartilha do R. R. Soares; metade da madrugada a doutrinar, conforme a cartilha do Silas Malafaia e o restante da madrugada, conforme a do Waldemiro.

E você ainda vem querer escrever um monte de bobagens desta, contra a Globo?

O Waldemiro arrendou a Rede Canal 21, que é também poderosa, e pertence à Bandeirantes, e você, que escreve em espaço de televisão, não diz nada?

A Rede Gazeta, de São Paulo, dedica horas e horas da sua programação a igrejas evangélicas, a Rede TV também.

Consta que a qualquer momento a Rede TV estará sendo vendida ou ao R. R. Soares ao Waldemiro. Espere, pra você ver.

Vê se pensa um pouco mais, Roberto, antes de escrever uma matéria desta. Preserve a dignidade do seu nome, não subestimando a inteligência dos leitores desse espaço.

Para encerrar:

Só se incomoda com a crença dos outros, aquele que, intimamente, não tem segurança na sua fé.

Abração.

Alamar Régis Carvalho

Analista de Sistemas, escritor, ator e homem de televisão


Segue abaixo a matéria escrita pelo senhor Roberto Frias


Do site de televisão: http://audienciadatv.wordpress.com

As emissoras e a expressão religiosa

Na televisão, é notável a existência, por parte de cada emissora, uma apologia à determinada religião. A partir disso, podemos proceder as nossas analises.

Por Roberto Frias - todocanal@gmail.com

Rede Globo, como já sabemos, tem uma base espírita, que se manifesta grandemente através das suas novelas. Podemos citar aqui: A viagem, Alma Gêmea, O Profeta, Eterna Magia e outras. Assim, a doutrina espírita manifesta-se com clareza na Globo. Vale ressaltar também as menções a Chico Xavier.

O espiritismo é uma doutrina que prega a reencarnação e não a ressurreição, estando assim desrespeitando a religião da grande maioria dos Brasileiros, o Cristianismo, católicos ou protestantes. Ora, não pondo em questão a religiosidade das pessoas, mas uma emissora do porte da Globo fazer apologia à uma determinada religião não é só antiético, mas desrespeitoso.

A doutrina cristã (católica ou protestante) não aceita a reencarnação. A igreja católica considerou pagã e demoníaca as doutrinas orientais que pregam a reencarnação. Historicamente falando, o conceito de reencarnação surge com o Bhavagad Gita, século IV Antes de Cristo, na Índia, nasce aí o hinduismo e o paganismo.

Desde que surge a Igreja Católica Apostólica Romana, o hinduismo, para os cristãos, se tornou uma religião pagã de idolatria, a própria bíblia se refere ao demonismo que há nessa religião. Foi na segunda metade do século XIX que Alan Kardec publica o “Livro dos Espíritos”, as alicerces do espiritismo cristão são lançadas aí e da mesma forma torna-se pecadora perante os olhos do cristianismo

Padre Fábio de Mello que terá uma canção sua na próxima novela das 7 da TV Globo, é a religião cada dia mais perto da mídia

A partir disso, podemos ver que o cristão conhecedor da filosofia cristã, se sente desrespeitado com o apogeu das doutrinas espíritas sendo exibidas na televisão.

Atualmente o país se divide entre católicos e protestantes, apesar da maioria católica, ambos são cristãos e o espiritismo não pode ser aceito por nenhuma das maiorias.

Além disso, mostrar a beleza da filosofia de uma religião pode fazer com que essa religião ganhe fiéis, dessa forma a emissora acaba desrespeitando a liberdade de escolha e fazendo com que o telespectador fique curioso para o conhecimento de tal doutrina.

Isso deveria ser evitado, uma vez que religião é um assunto no qual não deve ser confrontado por ninguém. Claro, não é só a Globo que faz menção ao espiritismo, vemos a Rede Record fazendo uma apologia em massa à IURD.

O desrespeito da Record e IURD é pela população católica. Ora, quem não se lembra da atitude criminosa que o pastor Sérgio Von Helder, da igreja Universal, quando ele chutou a imagem de nossa senhora aparecida? Desrespeitou os 73% de católicos que tem no Brasil. O que a Record deveria rever, principalmente, é essa questão da IURD, no qual é claramente visível na emissora. Lembrando que esse episódio do pastor não foi só um desrespeito brutal com a população católica, mas foi um desrespeito total com a comunidade protestante, já que pelo falta de discernimento do brasileiro, todos os evangélicos acabam por ser prosaicos e promíscuos, o que não é verdade.

O Catolicismo nunca é mostrado em novelas pregado como uma doutrina, mas sim é expressado por igrejas, casamentos, conversas com padres, confissões e outros, mas claro, devemos lembrar que o catolicismo era preponderante no Brasil até a década de 90, fazendo assim, parte da história cultural do país, fato que explica a razão de as novelas sempre fazerem menção ao catolicismo, que está no Brasil desde o tempo colonial.

Devemos ter muito discernimento com isso, pois as emissoras, por algum motivo, expressam a sua fé através da televisão, por isso devemos ter uma religião pela sua filosofia e não porque a atriz apresentou uma personagem com tal religião, ou porque a televisão diz que tal religião melhora a nossa vida




2 comentários:

A incrivel juco disse...

Vc mandou muitoo bem colegaa
tem catolicos que não acitam a verdade e que a igreja catolica esta manipulando a todos eles

Kitty Pride disse...

Só agora fiquei sabendo desta reportagem. Que absurdo é este, que eu acabei de ler, que texto pobre, vindo de um jornalista tão respeitado como o Frias. Quanta falta de informação.
Amigo, sua defesa ao espiritismo foi genial, vou passar a acompanhar o seu trabalho. Parabéns!